Marketplace de nicho – Tamppa

Marketplace de nicho

Ter seu marketplace, num segmento de nicho é um negócio fascinante e escalável.

Ter seu marketplace, num segmento de nicho é um negócio fascinante e escalável. Cada vez mais empreendedores nos procuram com projetos fantásticos dropshipping e hoje em dia não é preciso ser um milionário para investir nesse segmento. Mas nos preocupamos quando não está claro para esse empreendedor os três pilares essenciais para um marketplace parar em pé:

Utilizar uma boa plataforma

Bom mix de Vendedores / Sellers

Gerar acessos e conversões de clientes

Utilizar uma boa plataforma

A não ser que você tenha muito tempo e dinheiro para investir, saiba que não vale a pena ter sua própria plataforma. É muito caro e difícil desenvolver e manter uma plataforma profissional própria. Só como parâmetro, o Mercado Livre gasta mais de 11% do seu faturamento com a plataforma. Procure uma plataforma adequada e use sua energia e seu capital para fazer seu projeto crescer.

Bom mix de Vendedores / Sellers

Você vai precisar ter um número de vendedores (Sellers) adequado e variado. Os seus Sellers podem ou não ter loja virtual. O Seller off-line muitas vezes não tem sistema interno e seus controles são manuais. Não há controle de estoque nem fotos dos produtos e isso torna a operacionalização do marketplace extremamente difícil. No caso dos Sellers que já tem loja virtual, fica mais fácil o cadastramento de produtos. Ele já possui informações, fotos, descrição etc. A dificuldade é a integração e conciliação de estoque pois cada um utiliza um tipo de plataforma e é praticamente impossível integrar com todas.

Gerar acessos e conversões de clientes

Não basta ter uma plataforma Top e um Mix adequado de Sellers se sua loja não tiver faturamento. Para gerar faturamento é necessário investir em mídia digital para atrair os clientes. Cada marketplace tem um comportamento, mas gosto de dividir alguns números para os estão começando terem um parâmetro inicial:

– Taxa de conversão 1,0%. Isso mesmo, de cada 100 acessos apenas um deve finalizar o pedido. A média de conversão do mercado é 1,5% e pode chegar a 2,0%. Quando seu negócio estiver maduro esse indicador pode melhorar, mas no começo considere 1,0%

– ROI de 4 vezes o valor investido. Nos primeiros meses se você investir R$10 mil deve faturar algo em torno de R$40mil no máximo. Claro que essa relação melhora com o amadurecimento do negócio.

Premissa

Além dos 03 pilares discutidos acima é importante lembrar que trata-se de um negócio. E como qualquer negócio a matemática tem que ser sua aliada. Use a matemática no plano de negócios, faça muita conta para chegar no percentual que terá de custo em cada transação, utilize os números para determinar a comissão a ser cobrada dos Sellers e tenha uma gestão e controle financeiro com repasse do valor devido aos lojistas, retendo sua comissão.

Plano de Negócios: sugiro ao menos um CANVAS e um DRE projetado para estudo de viabilidade.

Custo: as empresas gastam em média 12% do faturamento em mídia, 5,5% com meio de pagamento e 4% com plataforma. Vamos supor que você consiga negociações excelentes e reduza para 4% o investimento em mídia, 3,5% o percentual do meio de pagamento e 2,5% o custo de plataforma. Hora se somar os custos e o resultado é 10% de custo.

Comissão: os marketplaces no Brasil cobram entre 10% e 30% de comissão. Eu diria que o modal é 16%. Você não pode se comparar com Amazon que cobra 10% pois esse é seu custo. Supondo que você cobre 15%, sobram 5% dos quais você ainda terá que descontar os impostos e diversos custos administrativos.

Gestão financeira: com o Carrinho Compartilhado e Split do pagamento o controle financeiro, repasse aos lojistas e retenção de comissão são simplificados. Cuidado para não querer competir com Wal-Mart e fazer em 10 vezes sem juros! Abaixo de 2,7% ao mês a conta não fecha. Use o Sandbox para simular e definir essa estratégia.

Assustado? Não se preocupe, pois as vantagens do modelo de negócio conseguem mitigar os pontos de atenção acima. Faça suas contas e mãos à obra! Com disciplina você pode ter seu marketplace faturando em 60 dias.

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